Eu e o Mario

MARIO_QUINTANA_Nesta semana fui as livrarias conferir se o meu livro já havia chegado. Encontrei-o nas livrarias Saraiva e Cultura. Sentado na cafeteria da Starbucks, lendo e pesquisando livros que tenho interesse, olho e vejo no alto, na decoração da sanca de gesso, os nomes dos ilustres homens das letras que por ali estão – Drumond, Graciliano Ramos, Mario de Andrade, Jorge Amado, Lia Luft e tantos outros. Ali também está o Quintana, Mario Quintana. Autor consagrado, querido, lido, lembrado, eternizado por seus versos, crônicas, estilo e criatividade literária. Queria tê-lo conhecido pessoalmente. Não foi possível. Visitei a Casa de Cultura Mario Quintana, no Hotel Majestic, em Porto Alegre, lugar onde ele viveu os seus últimos anos de vida. Ali mantiveram o seu quarto com os seus pertences, escrivaninha e mobiliário, livros, quadros e lembranças. Nesta visita, encontrei oportunamente a Elena Quintana, única sobrinha que hoje encontra-se responsável pela Casa de Cultura e promoção de suas obras. Percebemos semelhanças. Pois é, nesta semana senti um sabor muito especial. De ser e estar também neste templo da sabedoria, do conhecimento. Uma pilha de livros “A Vida é um Valioso Presente” encontra-se exposta em uma estante promocional. O Mário é conhecido, não precisa que se diga mais nada a seu respeito. Eu não, sou apenas mais um título entre tantos milhares. Por isso, se eles tivessem voz, os exemplares de meu livro, penso que estariam dizendo: “Ei! Me leve, me leve, me leve. Se passar por lá, faça-me um favor. Pergunte a um dos vendedores sobre o meu livro. Se 10 pessoas no dia fizerem isso, é provável que o coloquem na estante da entrada, dos best-sellers. Autor em início de trabalho é isso aí. O Mário Quintana deve ter passado por isso.

2010-08-30

Deixe um comentário

