Homo Sapiens

neanderthal1

Li no Correio Popular deste domingo, o jornal da minha cidade. A raça humana está involuindo. Isso mesmo, andando para trás. Por causa da ação deste mesmo homem no ambiente, pelo “big bang químico”, o Homo Sapiens está se transformando no Homo Perturbatus.

Mais alto, mais gordo, sexualmente precoce, mas cada vez menos fértil: o homo sapiens não está passando por uma mutação, mas nossa espécie vem sofrendo uma evolução inédita em 200 mil anos de existência, aponta o biólogo francês Jean-François Bouvet. “Pela primeira vez em sua história, a modificação de seu meio ambiente pelo Homem é o principal fator de sua evolução, superando a seleção natural. Não é uma evolução no sentido de Darwin, mas uma retroevolução”, resume Bouvet em entrevista à AFP.

Ontem, assisti saudosamente a mais um brilhante e maravilhoso filme estrelado pelo ator Robin Willians, o Homem Bicentenário. Filme de 1999, super visionário. Em 2005, uma família adquire um robô doméstico, para os afazeres e tarefas diárias. O robô é especial, vai evoluindo, ganhando inteligência própria. Estuda, aprende, faz perguntas. Imagina, deseja, e faz coisas para mudar e melhorar a sua realidade. Genial, o filme. Recomendo fortemente.

O mais interessante é que ele vai se afeiçoando as pessoas, desenvolvendo carinho e ai não se contenta em ser robô. Trabalha, estuda ainda mais e cria uma nova ciência para tornar o inanimado em animado. Final da história. Ele quer tanto ser humano que, vendo os seus queridos partirem e morrerem, ele se auto-transforma e deixa de ser eterno, um máquina para sempre, e escolhe ser humano, finito, mortal. A cena final, linda e tocante. Ele termina sua jornada, aos 200 anos, bicentenário, de mão dadas com o seu amor, Portia. Você precisa assitir.

“Somos a única espécie que sabe que irá morrer. Talvez agora percebamos que saber isso não é, necessariamente melhor, afirma Jean-François Bouvet.

Confira mais infos sobre a matéria em http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/03/homo-sapiens-passa-por-evolucao-inedita-aponta-biologo.shtml.

Veja o trailer do filme

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: