Torcida Padrão Mundial

thiagoalcantara_reu2

Fico encantado ao assitir os jogos de futebol da Europa. Campeonato inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Os estádios ficam lotados, com os torcedores todos devidamente posicionados em seus assentos e lugares, elegantemente vestidos. Não há muvuca, bagunça, desordem e nem por isso deixam de torcer, de vibrar pelo seu time, de explodir em emoção nos lances, dribles e jogadas de gol. O Borussia Dortmund, time alemão, tem uma das torcidas mais apaixonadas do planeta e em toda partida dá um show a parte pela criatividade e interatividade com o time. Mas, o mais curioso de tudo, é que, nesses estádios, a torcida fica à distância de apenas alguns metros, muito próximos do gramado, dos jogadores, dos juízes.

Foi aí que pensei: de que adianta termos estádios de “padrão mundial” se as torcidas são sub-desenvolvidas, mal educadas, perigosas, letais? Neste sábado passado, o Corinthians treinou no novo, e ainda não inaugurado, Itaquerão, o estádio do jogo de abertura da Copa do Mundo, prevista para 12 de junho (Dia dos Namorados), com a partida entre Brasil e Croácia. Romarinho, o atacante corinthiano, inspirado e esperto, vaticinou: “A torcida vai ficar bem perto. É bom a gente ganhar porque ficou facinho de invadir. Não tem alambrado”.

Bingo! É muito provável que teremos inúmeros casos de violência, invasão, lançamento de todo tipo de objeto, desrespeito, racismo e por ai vai. Pessimista, eu? Muito pelo contrário. Minha análise baseia-se no nível cultural de nosso amado povo brasileiro. Somos o país do jeitinho, do levar vantagem em tudo. Aprendemos pelo exemplo e, infelizmente, já faz muito tempo que não temos os bons, os de moral elevada, das virtudes que constroem uma sociedade mais justa, harmoniosa, honrada. Faz muito tempo neste país que os governantes, as autoridades, via de regra, trabalham única e exclusivamente em benefício próprio. O povo, a nação, o futuro, que se lixem. Criticamos a corrupção e os corruptos mas nos comportamos como eles, em grande parte do tempo, no dia-a-dia. Triste, desesperador, desanimador.

Quer ver outro indicador? O Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook. Em primeiro lugar está os Estados Unidos. Em terceiro, a Índia. Com populações respectivas de 314 milhões e 1,237 bilhões. O Brasil conta com 198 milhões de brasileiros. Destes, 47 milhões voltam para a plataforma do Facebook e redes sociais todos os dias. Para postar a foto do lanche que comeu, o tênis que comprou, selfies de caras e bocas, pensamentos e frases altamente inspiradores que transformam o mundo e a vida das pessoas. Leitura? Quase nada. Teatro, cinema, arte? Coisa chata! Tempo real de relacionamento com amigos, familiares, mentores? Sem graça. De novo, penso que a expressiva marca de usuários brasileiros está ligada ao nível de educação, ao nível cultural. Gente mais educada é seletiva, usa mais ponderada, útil e conscientemente os recursos, a tecnologia, o tempo. No Brasil, o Facebook serve para exposição pessoal, para saber da vida dos outros, para diversão. Nos EUA e Europa, informam as estatísticas, a ferramenta se destina mais para os negócios, uso profissional.

Em tempo… A Dilma e o Blatter desistiram de discursar na cerimônia de abertura da Copa. Quebraram o protocolo, a tradição. Sabem que serão hostilizados com vaias, vergonha, desconforto de líderes impopulares, malquistos. Quem tem… tem medo, como diz o “velho deitado” (opss) popular.

Veja a notícia na integra: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-pais-com-mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: